'Em questão de segundos, todo o teto estava em chamas': os relatos de sobreviventes do incêndio que matou dezenas na Suíça

1 de janeiro, 2026 às 14:41
G1 Mundo

Resumo

Um incêndio devastador em um bar na estação de esqui de Crans-Montana, Suíça, durante as celebrações de Ano Novo, resultou em dezenas de mortos e centenas de feridos, com relatos de sobreviventes descrevendo a rápida propagação das chamas.

Pontos principais

  • Um incêndio no Bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça, causou cerca de 40 mortes e 115 feridos durante a celebração de Ano Novo.
  • O presidente suíço, Guy Parmelin, classificou o evento como uma das piores tragédias do país, com muitas vítimas de diversas nacionalidades.
  • Testemunhas relataram que o fogo começou rapidamente após uma vela ser colocada perto do teto de madeira, dificultando a evacuação devido à fumaça e saídas estreitas.
  • Uma investigação foi aberta para determinar as circunstâncias do incêndio, descartando a possibilidade de ataque.
  • Equipes de resgate, com 10 helicópteros e 40 ambulâncias, atenderam os feridos, muitos com queimaduras graves, encaminhados a hospitais locais e regionais.
  • O Bar Le Constellation, uma instituição local com capacidade para 300 pessoas, estava lotado devido aos feriados de fim de ano.
  • A recuperação dos feridos mais graves será um processo longo e intenso, e a identificação das vítimas fatais ainda está em andamento.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Frédéric Gisler
Guy Parmelin
Mathias Reynard
Beatrice Pilloud
Emma
Albane
Dominic Dubois
Silvia Costeloe
Rorey Bosotti
Oleh Paska
Claire Charmet
Organizações
BFMTV
AFP
Reuters
BBC News
UBS
Hospital Universitário de Lausanne
Lugares
Suíça
Crans-Montana
Bar Le Constellation
Alpes Suíços
Valais
Berna
Sion
Itália